A SOPA (Stop Online Piracy Act) que será alterada pelo presidente Barack Obama e a PIPA (Protect IP Act) são projetos de leis norte-americanas anti-pirataria que visam punir sites por distribuição ilegal de conteúdo. (como aconteceu com o MegaUpload). [Leia a nota oficial do FBI sobre a prisão dos criadores do MegaUpload]
Essa guerra não é de hoje e não é apenas virtual. O governo norte-americano tem se preocupado com isso há tempos. O Direito Autoral é uma coisa que é tratada como a galinha dos ovos de ouro das gravadoras e produtoras, que bancam financeiramente quem apóia as leis e forçam os políticos a criarem leis mais rígidas contra quem é contra e quem compartilha ilegalmente os arquivos protegidos pelo direito autoral. [Leia também: Autor de lei contra pirataria viola direito autoral]
Foto: Reprodução |
Quem apoia as leis anti-pirataria diz que o compartilhamento ilegal de arquivos geram desemprego, porém esse argumento já foi contestado.
Em 2006, uma proposta de lei aumentava de 5 para 10 anos de prisão quem compartilhasse arquivos ilegalmente.
A guerra começou!
Em protesto à essas leis, grandes sites e corporações tiraram suas páginas do ar por um dia (18 de Janeiro) e hoje (19) milhões de usuários se revoltam contra as mesmas leis que fazem com que sites saiam do ar e arquivos sejam 'deletados' da internet.
O Grupo Hacker Anonymous entrou na briga (leia-se guerra), e não pretende parar nem tão cedo. Segundo eles a noite vai ser longa e que já derrubaram sites como o da Justiça Americana, da Universal Music e das Associações de Filmes e da Indústria Fonográfica.
A Internet é livre!
É isso o que pensávamos, mas, com a prisão dos 'cabeças' do megaupload, vimos que não é bem assim que funciona. Claro que todo país tem suas leis, porém, mais de 50% dos servidores de internet estão nos EUA, fazendo com que possamos perder muitos de nossas experências virtuais se leis como a SOPA forem aprovadas e sancionadas pelo presidente Barack Obama.
Não adianta negar, somos reféns dos Estados Unidos e quem é contra entre na guerra.
Guerra financeira
Com o mercado da música e do cinema sendo 'prejudicada' pelo compartilhamento ilegal de arquivos, essa guerra torna-se mais financeira do que virtual.
Com muito dinheiro para entrar na 'guerra', as gravadoras como já falamos passam por cima de todos, bancam deputados e senadores para que aprovem as leis que as beneficiam.
É Gravadora+Políticos versus Internautas+Piratas, mais ou menos assim...
E se a internet continuar, iremos acompanhar os capítulos dessa novela.
*Notícia em constante atualização, fiquem ligados no Facebook e no Twitter do NT.
_______________________________________
Linha do tempo:
*Notícia em constante atualização, fiquem ligados no Facebook e no Twitter do NT.
_______________________________________
Linha do tempo:
- ~19h: Anonymous derruba sites governamentais e da Universal Music
- ~22:30h: Anonymous afirmam ter 'reaberto' site de compartilhamento megaupload no endereço: megavideo.bz
- ~22:38h: Site da Warner Music Group é derrubado.
- 23:12h: Anonymous anuncia fim dos ataques por hoje.