Os 6 ingredientes para o sucesso do criador do Facebook

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Grandes líderes forem entrevistados e perguntados se, aceitariam Mark Zuckerberg aos 20 anos de idade como CEO do Facebook. Peter Thiel, investidor do Facebook, disse: "Bem, é melhor esperar até que ele complete 25 anos para 'apresentá-lo'. Uma jogada inteligente, pois, em seu cartão de visita está escrito: "Eu sou o CEO, bitch.".
Deixando isso meio que de lado, o que é muito questionado é como Mark conseguiu superar as outras grandes redes sociais como o MySpace e o Friendster e dominar os 6 requisitos para o sucesso do Facebook.


Ambição


Um provérbio russo diz que "as folhas de grama mais alta são as primeiras a serem cortadas pela foice". O Alicerce de qualquer pessoa bem sucedida é a ambição, ou o desejo de realização pessoal.
Mark Zuckerberg criou o Facebook para ter sucesso em sua Universidade, a de Harvard e também ter sucessos com as mulheres que estudavam na instituição.
"O Sucesso é relativo, subjetivo e fluido", assim Mark definiu o sucesso, o que colaborou para o crescimento de sua marca.
Mark vestiu a ambição até certo ponto, para não ter que ser cortado primeiro, como diz o provérbio russo. Para isso precisou controlar e canalizar sua ambição a ponto de, quando os gêmeos chamaram Mark para criar a sua rede social, ele soube ocultar esse desejo de ter uma rede social própria, sendo, somente bem mais tarde que revelara essa ambição aos gêmeos.


Mark mostra funcionalidades cronologicamente.
Visão


Uma falha no MySpace permitia que os usuários personalizassem seus perfis, foi, com isso, que o Facebook ganhou milhares, talvez milhões de usuários com sua interface limpa.
O Facebook não foi revolucionário, em nenhum sentido da palavra. O seu sucesso, se deve à VISÃO que Mark teve, onde, enxergou a necessidade de uma gama de usuários de outras redes sociais.
No começo, era quase impossível encontrar alguém, mas, a evolução fez com que esse problema não exista mais. 
 Os críticos podem notar que Mark, às vezes não tinha carisma. Neste contexto, o carisma é um subconjunto de visão: ele permite que você convença os outros a comprar em sua visão, mas o carisma em si não é um requisito para ter sucesso, é um acelerador ou um amplificador. No caso dele, teve a sorte de deixar as taxas enormes de crescimento do Facebook falem por si.


Execução


Quando o Facebook começou, era basicamente um esqueleto do que é hoje. Em uma evolução rápida, o Facebook adicionou aplicativos e mais funcionalidades, que o fez um dos maiores sites do planeta.


Determinação


Nada no mundo pode tomar o lugar da persistência. Nem o talento; nada é mais comum que homens talentosos fracassados…”, citação de Calvin Coolidge.


Em 1995, Steve Jobs acrescentou: "Eu estou convencido de que cerca de metade do que separa os empreendedores bem sucedidos de os não-sucesso é a pura perseverança.


Mark demonstrou perseverança, persistência, durante todo o tempo. Sempre acreditava em si mesmo, tendo forças para continuar indo em frente sempre, não importando as circunstâncias.


Então, essas primeiras 4 características abordadas e praticadas por Mark Zuckerberg pode ser aprendida, mas, sem as próximas duas, não se terá sucesso.


Sorte


Em qualquer área, seja nos esportes ou nos negócios, a sorte pode ser sua melhor amiga, ou o seu pior pesadelo. 
Sem a sorte, Mark talvez não teria ido até Sean Parker, e, não teria conhecido um dos seus maiores investidores, Peter Thiel, onde, seria improvável que ele continuasse como CEO.
"Aproveite a oportunidade quando a sorte sorrir pra você."


Momento



O Google não foi o primeiro site de buscas, o Youtube não foi o primeiro de Vídeos, assim como Facebook não foi a primeira rede social.
Mark Zuckerberg observava todo tempo, o tempo todo. Desde a expansão a outras universidades, de sua mudança para a Califórnia, recusando ofertas da Yahoo! e Viacom até fechar seu contrato com a Microsoft.


Mais do que uma rede de pessoas.
Muito parecido com o IPO¹ do Google, o Facebook mexeu com os termômetros da internet e será a escolha, de fato, de investidores individuais e institucionais, jogando o preço lá em cima com a justificação de grande demanda de ações.


Logo, o sucesso se deve a ter ambição, visão, execução, determinação, misturado com sorte e estando no momento certo. Dessa mistura toda, nasce o sucesso.
Claro, Mark cometeu diversos erros, mas, é um jovem empreendedor que muitos devem olhar pra cima e seguir seus ensinamentos, mesmo com tantos erros.


"Eu falhei uma e outra e outra vez na minha vida. E é por isso que eu conseguir." Michael Jordan


¹: IPO (Initial Public Offering), oferta pública inicial é o evento que marca a primeira venda de ações de uma empresa no mercado de ações.


Comentários
0 Comentários
 
Novidade Tech - Todos os direitos reservados à H&J Propaganda | Template Clean, criado por Tutoriais Blog.