Deixando isso meio que de lado, o que é muito questionado é como Mark conseguiu superar as outras grandes redes sociais como o MySpace e o Friendster e dominar os 6 requisitos para o sucesso do Facebook.
Ambição
Um provérbio russo diz que "as folhas de grama mais alta são as primeiras a serem cortadas pela foice". O Alicerce de qualquer pessoa bem sucedida é a ambição, ou o desejo de realização pessoal.
Mark Zuckerberg criou o Facebook para ter sucesso em sua Universidade, a de Harvard e também ter sucessos com as mulheres que estudavam na instituição.
"O Sucesso é relativo, subjetivo e fluido", assim Mark definiu o sucesso, o que colaborou para o crescimento de sua marca.
Mark vestiu a ambição até certo ponto, para não ter que ser cortado primeiro, como diz o provérbio russo. Para isso precisou controlar e canalizar sua ambição a ponto de, quando os gêmeos chamaram Mark para criar a sua rede social, ele soube ocultar esse desejo de ter uma rede social própria, sendo, somente bem mais tarde que revelara essa ambição aos gêmeos.
Mark mostra funcionalidades cronologicamente. |
Uma falha no MySpace permitia que os usuários personalizassem seus perfis, foi, com isso, que o Facebook ganhou milhares, talvez milhões de usuários com sua interface limpa.
O Facebook não foi revolucionário, em nenhum sentido da palavra. O seu sucesso, se deve à VISÃO que Mark teve, onde, enxergou a necessidade de uma gama de usuários de outras redes sociais.
No começo, era quase impossível encontrar alguém, mas, a evolução fez com que esse problema não exista mais.
Os críticos podem notar que Mark, às vezes não tinha carisma. Neste contexto, o carisma é um subconjunto de visão: ele permite que você convença os outros a comprar em sua visão, mas o carisma em si não é um requisito para ter sucesso, é um acelerador ou um amplificador. No caso dele, teve a sorte de deixar as taxas enormes de crescimento do Facebook falem por si.
Execução
Quando o Facebook começou, era basicamente um esqueleto do que é hoje. Em uma evolução rápida, o Facebook adicionou aplicativos e mais funcionalidades, que o fez um dos maiores sites do planeta.
Determinação
“Nada no mundo pode tomar o lugar da persistência. Nem o talento; nada é mais comum que homens talentosos fracassados…”, citação de Calvin Coolidge.
Em 1995, Steve Jobs acrescentou: "Eu estou convencido de que cerca de metade do que separa os empreendedores bem sucedidos de os não-sucesso é a pura perseverança.
Mark demonstrou perseverança, persistência, durante todo o tempo. Sempre acreditava em si mesmo, tendo forças para continuar indo em frente sempre, não importando as circunstâncias.
Então, essas primeiras 4 características abordadas e praticadas por Mark Zuckerberg pode ser aprendida, mas, sem as próximas duas, não se terá sucesso.
Sorte
Em qualquer área, seja nos esportes ou nos negócios, a sorte pode ser sua melhor amiga, ou o seu pior pesadelo.
Sem a sorte, Mark talvez não teria ido até Sean Parker, e, não teria conhecido um dos seus maiores investidores, Peter Thiel, onde, seria improvável que ele continuasse como CEO.
"Aproveite a oportunidade quando a sorte sorrir pra você."
Momento
O Google não foi o primeiro site de buscas, o Youtube não foi o primeiro de Vídeos, assim como Facebook não foi a primeira rede social.
Mark Zuckerberg observava todo tempo, o tempo todo. Desde a expansão a outras universidades, de sua mudança para a Califórnia, recusando ofertas da Yahoo! e Viacom até fechar seu contrato com a Microsoft.
Mais do que uma rede de pessoas. |
Logo, o sucesso se deve a ter ambição, visão, execução, determinação, misturado com sorte e estando no momento certo. Dessa mistura toda, nasce o sucesso.
Claro, Mark cometeu diversos erros, mas, é um jovem empreendedor que muitos devem olhar pra cima e seguir seus ensinamentos, mesmo com tantos erros.
"Eu falhei uma e outra e outra vez na minha vida. E é por isso que eu conseguir." Michael Jordan
¹: IPO (Initial Public Offering), oferta pública inicial é o evento que marca a primeira venda de ações de uma empresa no mercado de ações.